terça-feira, 29 de maio de 2012

Quando o mês de Junho chegar (...)



(...) eu vou, eu vou me esfarrear.Eu vou brincar de roda,eu vou forrorear,pra festejar São João,só, só no arraiá,tem milho no asseiro bom de quebrar,e tem moça donzela doidinha pra se arrumar.E tem jenipapo, tem canjica-ca,já tem um sanfoneiro pra tocar pra nós dançar.

   Junho se aproxima, e o protagonista do mês - o Milho - chega com força total. Nesse período, o milho está em evidência em nossas plantações sendo a base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas. Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, a pamonha, o bolo de milho, milho cozido, milho assado - é impossível não associar esse, aos vendedores das rodoviárias no estado do Rio Grande do Norte - dentre outros. ,

     A canjica - Curau em outras regiões -  se destaca nos tachos de fogão a lenha das nossas avós. É impossível não sentir o cheiro exalando pelo ar. Quando vejo já estou eu "rapando a panela" recém saída do fogo.






Em breve: Receita de Canjica de milho verde, aqui!

3 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo

Muito bom, muito bom...

Thelia disse...

Ui, delícia! Quero uma canjica dessa!

Felipe disse...

E Viva São João!