sábado, 7 de agosto de 2010

Sabado tem receita...

Purê de Cenoura e especiarias (Servido na Aula jantar, encerrando mais um período do curso de gastronomia)

Ingredientes:

Alho – 60 g
Azeite – 16 ml
Canela em pau – 2,0 g
Cenoura (em rodelas) – 312 g
Curry – 2,0 g
Creme de leite (fresco)- 60 ml
Leite – 200 ml
Sal – 2,0 g

Modo de preparo:
1) Higienizar as cenouras por 10 minutos.
2) Descascar as cenouras, cortar em rodelas e reservar.
3) Em uma panela grande,colocar o azeite em fogo baixo até que esquente, adicionar o curry e a canela, e deixe fritar, por cerca de 2 a 3 minutos, até começar a exalar odor.

4) Em seguida acrescente as cenouras já cortadas e mexa para que não grude no fundo da panela, refogue bem, então acrescente parte do leite (150 ml) e parte do creme de leite (40ml), reserve parte de ambos pois irá precisar quando o liquido começar a reduzir, e deixe cozinhar até as cenouras ficarem bem macias, se perceber que o liquido esta reduzindo muito rápido, vá acrescentando o restante do leite e creme de leite aos poucos conforme for reduzindo, sempre deixando líquido suficiente para que as cenouras fiquem praticamente submersas.
5) Após cozinhar bem as cenouras, retire a canela em pau e transfira as cenouras e o caldo para o liquidificador, bata, e se necessário, adicione mais leite.
6) Retorne a mistura à panela, acerte o sal e sirva quente.

Um Olhar da Deguste...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Gastronomia ousada...


LavinaKennedy  é proprietária de uma fazenda na Austrália onde cria crocodilos, a mesma tem como objetivo  agradar os diferentes paladares onde o bacon é tirado da calda do réptil, porque não são muitas pessoas que costumam usar e cozinhar carne de crocodilo em casa. disse Lavina, em entrevista ao jornal australiano “Cairns Post”, que a iguaria apresenta um gosto muito semelhante ao bacon original.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Coco, coco e coco.


    Nesses últimos dias estive inteiramente ligado a esse fruto que originou-se no Brasil em 1553, mais precisamente na Bahia. Mediante a uma seleção para o 7° festival  gastronômico da pipa, onde o ingrediente principal é o coco, imaginava algo regional porém inovador, a idéia surgiu após muitas dúvidas e esclarecimentos com pessoas da área, enfim, como ingrediente principal, o coco se transformou em crosta envolvendo o camarão a ser frito para dar a crocância desejada, harmonizado com um deglaçado de coco enfatizando o agridoce e como acompanhamento um risoto ao rum de coco onde também foi usado a água do próprio coco, servido em uma cesta obtida a partir do queijo parmesão numa adaptação do crispy. 

O regional ousado voltado  para o contemporâneo... Essa foi a idéia.     

















Foto: Warison Santos
Crevettes coco brûlées
Criação: Warison Santos
             César Alexandre